12.4.05

EXPECTATIVAS


Quando menos esperamos vem a vida e nos prega uma peça. E foi o que aconteceu comigo. Achava que já estava imune a esse tipo de emoção e aí peguei uma bem na testa, como dizem meus filhos. Eu me considero careta em relação a muitas coisas que a média geral aceita numa boa e confesso que não gostaria de mudar com relação a coisas como respeito e lealdade num relacionamento, seja ele qual for. Sempre achei que esse modo de pensar e agir deve ser o mais correto e procurei me guiar por ele em todas as áreas de minha vida. É claro que me decepcionei inúmeras vezes por querer que as pessoas com as quais me relaciono, também tivessem como delas a minha filosofia de vida. Hoje já compreendo perfeitamente que isso seja impossível e que colocar expectativas é sinônimo de decepção e sofrimento. Por isso achava que não teria que passar por mais um desencanto desses. Mas qual não foi a minha surpresa quando vi que tinha idealizado um amigo, apostado nele todas as minhas cartas e, como conseqüência, perdi feio, dei com a cara na parede, e, o que é pior, só me dei conta do que estava sentindo quando alertada por uma amiga.
Na verdade, o que se passa comigo é que, por enquanto, “compreendo perfeitamente” no nível intelectual, faltando agora passar a sentir isso no nível emocional para que não mais queira que as pessoas ajam e pensem como eu, evitando assim, decepção e sofrimento. Compreender apenas no intelecto não nos livra de nos sentirmos traídos pelo comportamento dos que conosco convivem, quando esse comportamento não comunga com o nosso. Compreender no nível emocional, sim. Essa compreensão nos permite aceitar o outro como ele é e amá-lo a despeito dele ser e agir de forma totalmente diferente da nossa. Permite-nos vê-lo como alguém como a gente, com falhas e virtudes, como alguém que está aqui para aprender e se melhorar, para evoluir. Essa compreensão é libertadora pois, a partir do momento que amarmos sem cobranças, ficaremos mais leves pois jogaremos fora as correntes que nos mantêm presos à decepção e ao sofrimento.
Por tudo que tenho vivido e visto ao meu redor, creio que expectativas e idealizações com relação às pessoas com quem convivemos, são as responsáveis pelo fracasso dos relacionamentos de uma forma geral. Sendo assim, precisamos romper essas correntes que nos mantêm cativos à infelicidade e fazer um pacto com a aceitação e o respeito por todos com os quais dividimos essa jornada da vida. Só então, seremos candidatos a uma vida feliz e eleitos para um relacionamento harmonioso e verdadeiro, seja ele qual for.

Liliane Freire

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Liliane,
Estou vivendo uma fase de descobertas, encontros e desencontros em mim mesma, e parece que não estou tão perdida no mundo ao ler as suas palavras.
Acredito muito nelas pois estou vivendo esta descoberta hoje.
Penso que não há outro caminho, é por aí mesmo. É fabulosa a forma como vc escreve sobre tudo. continue inspirando esta linda sabedoria na rede.
Parabéns pela luz que traz consigo!

Unknown disse...

Lili, retorno meu comentário sobre 'SE ALGUÉM ME PROCURAR'. Belíiiiiiiiiiiiiissimo. Obrigada por esta mensagem e música.

Até breve.
Conci